sexta-feira, julho 07, 2006

Warmedia

Vendo os links que John K. coloca sempre no blog dele (o link está aí do lado), resolvi entrar no YouTube e fazer uma busca sobre desenhos animados. Digitei "Bugs" e logo uma lista de videos do Pernalonga apareceram. Um deles, em cujo nome estava até escrito "banned", era de um episódio da época da 2ª Guerra Mundial. Nele, Pernalonga vai parar na Alemanha (depois de virar errado em algum lugar, como sempre) e se depara com um caçador que, numa determinada parte do desenho, se revela um nazista! O desenho é obviamente uma propaganda de guerra, que faz chacota dos alemães para aumentar a moral do Aliados.
Por coincidência, alguns dias depois achei na net (via link em BoingBoing) revistas em quadrinhos com temas voltados para a guerra. O site de Ethan Persoff mostra The H-Bomb and you (1954), If an A-Bomb falls (1951) e How to spot a jap (1942) (esse último voltado para soldados aliados na China, ensinando como diferenciar um chinês de um japonês) entre outros. Os título chegam a ser engraçados.
É interessantíssimo e ao mesmo tempo muito estranho ler essas HQs, visto que já estamos longe o suficiente da segunda grande guerra para ter opiniões e fazer observações sobre o evento que eram impossíveis à pessoa comum daquele tempo.