domingo, fevereiro 19, 2006

Menelau sentava no muro...


Acho muito mais fácil colocar idéias no papel desenhando do que escrevendo. No desenvolvimento de uma marca que tem um conceito de início, nascimento e etc, comecei a fazer desenhos de ovos de todos os tipos e posições diferentes. Uma das coisas que apareceram foi isso aí.
Como é mesmo o nome desse personagem? Humpty Dumpty? Uma vez vi ele num livrinho infantil em português onde resolveram chamar ele simplesmente de João Balão. Se é assim, eu batizo esse aí de Menelau Oval.

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

John K. está de volta à net.


O cara é simplesmente um gênio! Apesar da mídia não fazer justiça a ele, é graças a esse canadense que a industria dos desenhos animados deu uma guinadanos anos 90 que hoje resulta em pérolas como Bob Esponja, Bill & Mandy, A Vaca e o Frango e até mesmo As Meninas Super Poderosas. Vários recursos de animação como closes hiper detalhados e cenários com cores fora dos contornos foram inventados por ele!
John Krikfalusi tem um estúdio independente chamado SPUMCO, com um site na internete que simplesmente desapareceu há alguns anos. Agora com um blog, o criador de Ren & Stimpy mostra desenhos e trabalhos passados, além da sua opinião forte e cômica sobre a área.
Referência obrigatória para qualquer amante da animação.

Caligrafias, iluminuras e firulas.


Estou desenvolvendo um trabalho de tipografia na UnB e resolvi ir pro lado da caligrafia gótica. Esse aí é um teste bem prematuro que eu tentei aquilibrar melhor com uma "iluminura" no canto inferior direito. A ligatura ti ficou particularmente tosca. Talvez eu mostre o resultado final desse trabalho com a família completa (ou quase) de caracteres.
Feito com uma pena G, uma pena larga (que eu não sei o nome) e tinta nanquim.

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Pixel-art é massa.


Um novo link foi adicionado a este blog. Quatro caras de Berlin que fazem milagres com quadradinhos minúsculos (nossos amigos pixels) formaram um grupo chamado eboy, e possuem um sítio onde mostram uma vasta quantidade de trabalhos. Vejam uma pequena amostra nessa imagem.

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Heroi Retrô (now in Technicolor)


Quem acompanha o blog desde a versão antiga, no outro servidor, deve se lembrar desse desenho. Da outra vez eu mostrei ele preto e branco. Sexta feira tive uma aula com um cara que é veterano de Photoshop e ele ensinou muitas coisas interessantes. Louco pra testar, escolhi um desenho pra colorizar e esse me pareceu perfeito.
Feito com lapiseira 0.5, tratado e colorizado no Photoshops.

domingo, fevereiro 05, 2006

Ah, meus primeiros semestres no D.I. ....


Esse desenho foi feito pra um zine do Desenho Industrial- UnB, mas nunca foi colocado na versão final. É uma síntese das disciplinas mais marcantes do início do curso. Quem é do D.I. não precisa de explicação...
Desenho a lápis, arte-final com caneta de retro-projetor e cores no Photoshop nosso de cada dia.

Obs.: Até pouco tempo este blog estava configurado para receber comentários só de pessoas registradas no Blogger. Eu já corrigi esse erro, então não esqueçam de deixar seus comentários!

terça-feira, janeiro 24, 2006

The Ultimate Jazz Instrument Collection

Sem tempo de desenhar coisas pra colocar no blog, o jeito é mostrar o que tenho feito na aula. Estive trabalhando em grupo nesse projeto de uma coleção de camisas estampadas cujo tema é Jazz. Decidimos fazer cada camisa com um instrumento (baixo acústico, piano, sax tenor, guitarra, bateria e trompete). As estampas foram feitas a partir de desenhos meus e o Samuel fez em vetor os instrumentos, seguido de alguns ajustes que fiz para finalizar.

terça-feira, janeiro 17, 2006

2006: O Ano do CÃO!


Um desenho bem apropriado para integrar o primeiro post do ano do CÃO! (Tudo bem que o cão referido na verdade é um dos signos chineses e...ah! Deixa pra lá!)
Caneta nanquin descartável sobre lápis.

sábado, dezembro 31, 2005

Feliz Natal (atrasado só uma semana)


Nada como uma postagem de Natal publicada a minutos do Ano Novo. Esse aí é o Papai Noel Gnomo. O mito de São Nicolau se transformou muito desde o século 4 e a versão mais interessante do personagem, na minha opinião, foi essa. Que, inclusive, ainda estaria aí se não fosse a Coca-Cola. O capitalismo é mesmo uma merda. Há muito chegamos ao ponto em que uma empresa multinacional consegue modificar até os nossos mitos em nome do próprio lucro.
Para saber mais sobre o velho Nicolau visite o St. Nicholas Center.

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Sobre o Saci

Preto, corpo de criança, mão furada, espora de galo, barriga inchada, orelha de morcego, língua de palmo, carapuça vermelha, cachimbo e uma única perna cujo pé tem apenas três dedos. O saci gente-fina que a gente conhece do Sítio do Pica-Pau Amarelo parece ser uma visão particular que Monteiro Lobato tinha do mito. Quem ler algum livro de folclore brasileiro mais sério vai ter uma impressão diferente. Começando pela descrição acima, que não é muito agradável. Também pelo fato de que um dos métodos de se capturar o saci é "jogar um terço de reza" quando ele passar zunindo num redemoinho de vento. O duende fica enrolado no terço e não consegue se soltar, o que demonstra sua fraqueza por poderes sagrados, característica típica de seres malignos.
É um personagem nacional fantástico, que não fica atrás de nenhum gnomo ou gigante europeu.