sábado, dezembro 31, 2005

Feliz Natal (atrasado só uma semana)


Nada como uma postagem de Natal publicada a minutos do Ano Novo. Esse aí é o Papai Noel Gnomo. O mito de São Nicolau se transformou muito desde o século 4 e a versão mais interessante do personagem, na minha opinião, foi essa. Que, inclusive, ainda estaria aí se não fosse a Coca-Cola. O capitalismo é mesmo uma merda. Há muito chegamos ao ponto em que uma empresa multinacional consegue modificar até os nossos mitos em nome do próprio lucro.
Para saber mais sobre o velho Nicolau visite o St. Nicholas Center.

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Sobre o Saci

Preto, corpo de criança, mão furada, espora de galo, barriga inchada, orelha de morcego, língua de palmo, carapuça vermelha, cachimbo e uma única perna cujo pé tem apenas três dedos. O saci gente-fina que a gente conhece do Sítio do Pica-Pau Amarelo parece ser uma visão particular que Monteiro Lobato tinha do mito. Quem ler algum livro de folclore brasileiro mais sério vai ter uma impressão diferente. Começando pela descrição acima, que não é muito agradável. Também pelo fato de que um dos métodos de se capturar o saci é "jogar um terço de reza" quando ele passar zunindo num redemoinho de vento. O duende fica enrolado no terço e não consegue se soltar, o que demonstra sua fraqueza por poderes sagrados, característica típica de seres malignos.
É um personagem nacional fantástico, que não fica atrás de nenhum gnomo ou gigante europeu.

domingo, dezembro 11, 2005

Uma coisa leva a outra...

Essa página, que foi transformada em folha de rascunho por que a impressão não deu certo, foi resultado de dez minutos de conversa no telefone. Enquanto a folha não foi completamente tomada por zilhares de miniaturas de criaturas estranhas, incluindo vários macacos, não consegui largar a caneta. Posso garantir que isso não aconteceu por que a conversa estava chata (quem me conhece sabe que há poucos tão sucintos ao telefone como eu). O probelma é a folha em branco com uma caneta ao alcance da mão. Quanto aos macacos, acho que posso explicar. Tinha acabado de ler O Verme Conquistador, a última aventura do Hellboy publicada no Brasil, e um personagem que me chamou muito a atenção foi o Kriegaff nº10, um gorila de força intensificada e inteligência um pouco ampliada graças à tecnologia estranha dos nazistas. Obra prima. O personagem você pode ver abaixo nessa imagem da figura de ação que saiu nos States, com o próprio Hermann Von Klempt, seu criador e mestre, flutuando no seu ombro.

domingo, dezembro 04, 2005

Um novo começo...

Após duas semanas de Weblogger fora do ar, resolvi mudar o endereço do blog. Espero que tenha sido uma decisão sábia, mas os recursos que colocaram aqui no Blogspot desde a última vez que conferi devem melhorar bastante a navegação, já que agora o blog não abre mais todas as imagens em tamanho total, mas sim uma miniatura que é um link pra imagem maior. Pra mim isso é o máximo, já que sou um pobre mortal que ainda depende da conexão discada e gratuita...
O desenho foi feito com meu adorado tablet (obrigado Thereza!)